[BABY R] Regras do Campeonato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[BABY R] Regras do Campeonato

Mensagem por Eduardo em Sex Jan 02, 2015 2:17 pm


CALENDÁRIO E PISTAS:

Pré-qualificação:

Período de pré-qualificação para definição das categorias Master e Light ou Categoria Única.

Pista: South City Classic (SO1)
Início: 02/Jan às 20h
Término: 14/Jan às 21h

Etapas:

- 18/Jan - South City Classic (SO1)
- 25/Jan - Blackwood GP Track (BL1)
- 01/Fev - Aston Club Reverso com Chicane - (AS2R)
- 08/Fev - Fern Bay Club Reverso (FE1R)
- 15/Fev - South City Sprint 2 (SO3R) sem pit
- 22/Fev - Fern Bay Green (FE2)

Todas as etapas, incluindo a pré-qualificação, serão realizadas em dia céu limpo e com pouco vento.

SERVIDOR:

- Pré-Qualificação: H2O||Menez 2

- Categoria Master ou Categoria Única: H2O||Menez

- Categoria Light: H2O||Menez 2

CARRO:

UF1000 GTR (UFR), com 45% na restrição na admissão.

Lastro:


Aplicação de lastro de acordo com a posição de chegada na etapa anterior:

1º colocado - 15kg
2º colocado - 10kg
3º colocado - 05kg
4º colocado em diante - isento

O lastro é cumulativo entre as etapas. Como são 6 etapas, o lastro máximo poderá chegar a 100kg.

A quantidade de lastro a ser aplicada será informada abaixo da tabela de classificação. Em caso de empate na pontuação feita na etapa, os pilotos empatados usarão a mesma quantidade de lastro, o que poderá afetar mais do que apenas 3 pilotos.

Exemplo: Suponhamos que, numa etapa, as pontuações tenham sido:

1º colocado: Senna - 43 pontos - receberá 15kg
                  Prost - 43 pontos - também receberá 15kg
3º colocado: Piquet - 30 pontos - receberá 05kg
                  Fittipaldi - 30 pontos - também receberá 05kg
                  Mansel - 30 pontos - também receberá 05kg
6º colocado: Barrichello - 25 pontos - não receberá lastro

PILOTOS E EQUIPES:

Os pilotos poderão se inscrever individualmente ou através de uma equipe. Cada equipe deve ser constituída de, no mínimo 2 pilotos e, no máximo 5 pilotos.

Equipes subdividas são aceitas desde que respeitadas os limites mínimos e máximos de pilotos integrantes, utilizando "sobrenome" diferente e pintura diferente.

Exemplo:

- Equipe H2O MotorSports - 3 pilotos
- Equipe H2O RacingTeam - 2 pilotos

DEFINIÇÃO DE CATEGORIAS

Para que todos possam participar, a definição das categorias Master e Light será através do período de pré-qualificação previsto no calendário e que funcionará da seguinte maneira:

Categoria Master: os 26 pilotos com volta mais rápida no período de pré-classificação. Farão todas as etapas conforme o calendário no servidor 1 (H2O||Menez).

Categoria Light: os demais pilotos que marcaram do 27º tempo em diante, os pilotos que não registraram tempo e os pilotos que se inscreverem após o período de pré-classificação. Farão todas as etapas conforme o calendário no servidor 2 (H2O||Menez 2).

Pré-qualificação:

No período de pré-qualificação, o servidor H2O||Menez estará configurado para voltas de classificação e fechado com senha para registro de tempos.

A senha para acesso ao servidor é "babyrpre" (sem aspas). Somente acesse o servidor durante a pré-qualificação após sua inscrição. Não passe a senha a ninguém que não esteja devidamente inscrito para o campeonato.

O registro do tempo é obrigatório a todos os pilotos inscritos que desejam participar. Os pilotos que não registrarem tempo serão automaticamente listados na categoria Light, assim como todos os pilotos que se inscreverem após o término da pré-qualificação.

Registro de tempos de pilotos que não tenham inscrição serão ignorados. Os tempos só tem validade caso o respectivo piloto esteja devidamente inscrito em equipe ou de forma independente.

O resultado da definição de categorias será postado neste fórum em tópico específico dentro da categoria do campeonato.

Atenção: No período de pré-qualificação é obrigatório o uso do nome de piloto dentro das regras do campeonato, respeitando a tag definida para a equipe na inscrição.

O servidor H2O||Menez estará aberto para treinos livres e os tempos registrados nele não serão válidos para a pré-qualificação.

Reorganização de Equipes:

Após o período de pré-qualificação e até as 17h de sexta-feira que antecede a primeira etapa, as equipes que tiveram os pilotos separados entre as categorias deverão refazer suas inscrições obedecendo a divisão de categorias (não atualizem inscrições feitas, façam novas).

As equipes que não cumprirem, poderão ter seus pilotos inscritos como independentes até que a inscrição seja regularizada, lembrando que o tópico de inscrição fica bloqueada das 17h de sexta até as 12h de segunda.

Observação importante: as equipes podem inscrever todos os seus pilotos sem subdivisão enquanto não houver o resultado da definição de categorias. Após a definição, as equipes deverão se reorganizar respeitando as categorias definidas e o limite de pilotos por equipe.

Categoria Única

É necessário 41 inscrições válidas (inscrição no fórum e registro de tempo válido no período de pré-qualificação) para que a divisão seja feita, ficando a categoria Master com 26 pilotos e a categoria Light com 15 pilotos, pelo menos.

Caso não atinja o mínimo de 41 inscrições válidas com registros de tempo, o campeonato será realizado apenas em categoria única de 32 pilotos.

Critério de Participação em Categoria Única:

Havendo mais do que 32 pilotos presentes na primeira etapa, o critério de participação será:

1ª Etapa:

A prioridade será dada aos pilotos que participaram da pré-qualificação realizando registros válidos, seguindo a ordem de classificação final definida a ser publicada em tópico específico neste fórum.

Os 32 primeiros da classificação final de pré-qualificação tem vaga garantida. Do 33º piloto ao 37º dependerão da falta de algum desses pilotos para poderem participar.

Exemplo:

O 33º poderá entrar caso um dos 32 não esteja presente.
O 34º poderá entrar caso mais um dos 32 não esteja presente.
E assim por diante.

Completo este critério e ainda havendo vagas, os pilotos inscritos que não participaram da pré-qualificação deverão participar de uma qualificação que ocorrerá no servidor 2 simultâneo à qualificação da etapa no servidor 1, disputando as vagas remanescentes.

Exemplo: Sobraram 3 vagas. Os 3 melhores na qualificação do servidor 2 terão o direito de participar da 1ª e 2ª bateria desta etapa, alinhando no grid do servidor 1 de acordo com o tempo que conseguiu no servidor 2.

2ª etapa em diante:

Os 32 pilotos que participarem das etapas anteriores garantirão vaga permanente no campeonato, não estando sujeitos ao tempo de qualificação nas etapas seguintes para participar.

Com isso, todos os pilotos que participam, ganham preferência nas próximas etapas sobre os que não participam, prevalecendo sempre o piloto que participou de etapas mais antigas.

E caso ainda haja vagas, o critério de prioridade deverá seguir o mesmo adotado para a primeira etapa, ou seja, primeiro pilotos que participaram da pré-qualificação e, em seguida, o resultado da qualificação de pilotos no servidor 2 disputando vagas para a etapa no servidor 1.

Excesso de Inscrições (havendo duas categorias):

Caso haja mais do que 52 inscrições e registros de tempo na pré-qualificação, as categorias serão aumentadas para que o número de pilotos fique sempre em equilíbrio, iniciando o aumento sempre pela Master, ou seja, a Light sempre será igual à Master em número de pilotos, podendo ter apenas 1 piloto a menos, nunca à mais.

Acima de 64 inscrições serão atendidas somente em modo de espera, ou seja, o piloto poderá ficar no servidor 2 até o momento do início da etapa e, caso algum piloto não compareça, o piloto que está em modo de espera poderá correr na etapa.

PINTURAS (SKINS):

São permitidas aplicações de pinturas personalizadas.

Equipes: Cada equipe deverá utilizar uma mesma pintura para todos os seus pilotos, diferindo apenas na identificação do piloto (Número e Nome).

Equipes subdividas são consideradas equipes separadas e, portanto, devem providenciar uma pintura diferente para cada subdivisão.

Pilotos Independentes: Os pilotos independentes também deverão ter sua pintura para o campeonato. Os pilotos que desejarem, poderão utilizar o Gerador de Skins do campeonato através do link: http://fernandoigor.tk/H2O/UFRBaby/geradorskins/.

Equipes e pilotos independentes deverão seguir às regras de pintura abaixo:

Em todas as pinturas deverá ser aplicada a template padrão do campeonato e constar o número do piloto na lateral do carro, dos dois lados, no local reservado na template (O nome do piloto é opcional). A exibição das logomarcas dos patrocinadores (Cockpit Extreme Racing, Menez e Hakodesh) e da logomarca "Baby R" do campeonato, disponíveis na template, também são obrigatórias, sendo opcional somente a cor da logo adequado à pintura. O tamanho e posicionamento das logos na pintura é padrão e não deve ser alterado.

Para baixar a template, use este link: https://drive.google.com/open?id=0B9J2PLS4rNNiamRBM3pIZ1VJWm8&authuser=0

Os pilotos independentes que usarem o Gerador de Skins não precisam se preocupar com as regras de aplicação de logomarcas e posições, pois a skin do gerador já atende a todos estes critérios.

É proibido pinturas com imagens pornográficas, de apologia às drogas, prática de crimes, racismo ou qualquer tipo de preconceito. As pinturas serão avaliadas pela organização e são passíveis de ser reprovadas para uso no campeonato.

NOME DO PILOTO:

Durante a qualificação e corrida, todos os pilotos deverão adotar o seguinte padrão de nome de piloto:

AAA N. Sobrenome

AAA: TAG da equipe - Sigla com 3 caracteres composto apenas por letras de A-Z e/ou números de 0-9, definida pela equipe na inscrição. Caracteres especiais como pontuação, acentuação ou qualquer outro tipo são proibidos. Os 3 caracteres deverão estar numa mesma cor a critério da equipe.

Os pilotos independentes (sem equipe) deverão usar a sigla BBR na cor vermelha.

N. Sobrenome - O nome abreviado do piloto (letra, ponto e espaço) e Sobrenome por extenso do piloto, o mesmo utilizado na inscrição, todo na cor branca.

Por exemplo:

Piloto inscrito: #29 - Eduardo Silva - H2O MotorSports
Nome de Piloto: H2O E. Silva

Piloto inscrito: #78 - Henri Sanfer - Energy Virtual Racing
Nome de Piloto: EVR H. Sanfer

Piloto inscrito: #50 - Jorge Alberto - Piloto Independente
Nome de Piloto: BBR J. Alberto

PLACAS:

Deverá ter o símbolo "jogo-da-velha" (#) e o número do piloto em dois dígitos, sem aplicação de cor.

Exemplos:
#29
#08
#01
#50

APRESENTAÇÃO DOS CARROS, PILOTOS E EQUIPES:


As equipes e pilotos poderão tirar fotos de lançamento de seus carros com suas pinturas, elaborar uma matéria e postar no tópico específico: http://h2oms.forumfacil.net/f52-apresentacao-para-o-campeonato

A apresentação deve conter:

- Título (título do tópico)
- Iniciar com 1 única foto
- Seguir com um texto sobre a apresentação
- Concluir com fotos da apresentação. Não há limite de fotos.

A apresentação que estiver válida conforme os requisitos acima serão movidos para o tópico de destaque do fórum, sendo na página inicial do Fórum da H2O, com possibilidade de comentários por todos os membros do fórum.

Esta apresentação é opcional, mas incentivamos a todos e participarem também, como uma pré-temporada.

INSCRIÇÕES:

É necessário possuir licença S2 oficial do Live for Speed de seu uso exclusivo. Poderão se inscrever pilotos de qualquer nacionalidade, desde que entenda o idioma português.

As inscrições podem ser realizadas durante o período de Campeonato. No entanto, nos finais de semana de etapa, o tópico de inscrições estará bloqueado no período das 17h de sexta-feira às 12h da segunda-feira seguinte, ou seja, as inscrições só podem ser realizadas de segunda à sexta, válido para todas as etapas. Esta regra objetiva termos um melhor controle sobre as inscrições e evitar inscrições de pilotos que não tomaram conhecimento das regras e detalhes do campeonato.

Como se inscrever:

Para se inscrever, o piloto deverá acessar o tópico de inscrições no fórum e informar os dados solicitados, neste link: http://h2oms.forumfacil.net/t596-baby-r-inscricoes-para-o-campeonato

Inclusão de pilotos em equipes durante o campeonato:

A inclusão de novos pilotos em equipes durante o campeonato é permitida para qualquer etapa. No entanto, caso o piloto já esteja inscrito como piloto independente, este perderá os pontos adquiridos até o momento, iniciando uma nova somatória de pontos pela equipe.

Não será permitida troca de pilotos entre equipes durante o campeonato.
 
FORMATO:

Cada etapa será composta por:

Qualificação, iniciada às 21h, com duração de 15 minutos. Durante a qualificação, é permitido entrar nos boxes (Shift+P) ou em modo espectador (Shift+S) e voltar à pista. Paradas no pit para abastecimento, troca de pneus e conserto do carro são permitidos. Ao completar volta rápida, não é necessário voltar ao pit lane, o Shift+S poderá ser usado imediatamente.

Corrida dividida em duas baterias de 30 minutos + uma volta cada. O grid de largada da primeira bateria será de acordo com a qualificação, enquanto que a segunda bateria terá inversão dos oito primeiros colocados do grid de chegada da primeira bateria. Os pilotos que não completarem a primeira bateria ou não participaram dela, poderão participar da segunda bateria, mas deverão largar no final do grid, após os pilotos que completaram.

Pit Stop: Nas duas baterias é obrigatório parada no pit, mas o abastecimento de combustível, troca de pneus ou conserto do carro não são obrigatórios. Ou seja, pode ser configurado para 0% de abastecimento, nunca trocar os pneus e não consertar danos, ficando estes 3 serviços facultativos ao piloto. Somente a parada no pit é obrigatória, não os serviços. Não há janela de parada, pode ser feita em qualquer volta da bateria.

Não será permitido entrar na pista após o início da corrida, válido para as duas baterias. Ou seja, só poderá participar quem alinhou no grid de largada. No caso de abandono da corrida, por qualquer motivo, o piloto não poderá voltar à corrida da mesma bateria de onde abandonou. Entrar nos boxes (Shift+P) e retornar à pista também é proibido.

Entre a qualificação, a primeira bateria e a segunda bateria haverá um intervalo de 3 minutos.

PONTUAÇÃO:

De acordo com o número de pilotos inscritos e confirmados através da pré-qualificação, a pontuação seguirá conforme definido no tópico específico: http://h2oms.forumfacil.net/t595-baby-r-pontuacao-do-campeonato

Ordem de relevância no critério de desempate:

1º - Número de Vitórias / Melhores Posicionamentos;
2º - Número de Pole Positions;
3º - Número de Participação em Provas;
4º - Pontos somados na última etapa do campeonato.

OBRIGAÇÕES E INFORMAÇÕES DE REFERÊNCIA:

A cada etapa, todos os pilotos inscritos receberão, na sexta-feira ou no sábado anterior, o briefing da etapa por e-mail, contendo todas as orientações específicas da prova, inclusive a senha do servidor para a prova. Também servirá de canal para tirar dúvidas que serão respondidas a todos por e-mail. Com isso, não haverá briefing por TS antes do início da qualificação e nem a obrigatoriedade de uso do TS, ficando facultativo a cada piloto.

Na saída do pit, todos os carros deveram obedecer à sinalização de pitlane que divide a pista de corrida.

Carros na pista de rolagem do pit têm a preferência sobre os carros que estão parados ou que estejam abandonando seus locais de parada.

No término de cada bateria, os 3 primeiros colocados deverão alinhar seus carros na linha de chegada sendo o primeiro colocado ao meio, o segundo à direita do primeiro e o terceiro à esquerda do primeiro. Os demais poderão entrar em modo espectador sem necessidade de retorno ao pitlane.

PROIBIÇÕES:

Proibido participar da qualificação e das corridas sem a aplicação de lastro, conforme previsto nas regras. O lastro de cada piloto deverá ser consultado junto à tabela de Classificação do Campeonato.
Punição no descumprimento em qualificação: Desclassificação (deverá largar em último).
Punição no descumprimento em corrida: Desclassificação da bateria.

É proibido avançar sobre a linha de saída do pitlane que divide a pista de corrida, sob pena de punição na pontuação da classificação. Punição: -2 pontos por ocorrência.

É terminantemente proibido o uso de "BUMP" (empurrar outro carro) durante a qualificação e/ou corrida. Punição por descumprimento: Desclassificação da bateria.

Chat durante qualificação e corrida também são proibidos. Durante os intervalos, o chat é permitido. Observar chamadas da organização da prova que indicarão o início e o fim das sessões. Punição no descumprimento: -2 pontos por ocorrência.

Uso de buzina e sinal de luzes proibido durante qualificação e corrida. Permitido apenas após a linha chegada no término de cada bateria. Punição no descumprimento: -2 pontos por ocorrência.
Obs.: Faróis permanentemente acesos são permitidos.

Manter carro na pista sem atividade, seja depois de um acidente, falta de combustível ou qualquer outro motivo. A retirada do carro é obrigatória para modo espectador. Punição no descumprimento: -2 pontos por ocorrência.

Manobras como "zerinho", arrancadas e derrapes bruscos dentro do pit lane, no momento em que for necessário alinhar no muro por exemplo, no início ou término da corrida ou da qualificação. Permitido apenas aos 3 primeiros colocados após alinhamento do "pódio" para foto, como forma de comemorar as colocações. Punição no descumprimento: -5 pontos por ocorrência.

ANÁLISE COLABORATIVA DE OCORRÊNCIAS:

O intuito da H2O na organização deste campeonato é de promover corridas organizadas e a competição sadia entre pilotos e equipes.

Parte da organização inclui a verificação do cumprimento das regras e do comportamento dos pilotos na pista, de forma a evitar que atitudes que prejudiquem adversários não sejam observadas. Mas para isso acontecer, é necessário que mais pessoas estejam envolvidas na organização, o que nem sempre dá certo.

Por esse motivo, as ocorrências nas etapas que infrinjam este regulamento ou senso desportivo do automobilismo deverão ser apontados pelos pilotos que foram envolvidos no fato em pista e se sentiram prejudicados pela ação de algum piloto. Ou seja, os pilotos, no interesse de verem seus adversários serem punidos por atitudes na pista que efetivamente os prejudiquem, direta ou indiretamente, poderão enviar à organização do campeonato a solicitação de análise.

As solicitações enviadas serão analisadas sempre por, no mínimo, três pessoas integrantes da administração, que é composta por pilotos de equipes diferentes, com o intuito de idoneidade e evitar favorecimento a alguma equipe ou piloto. O resultado postado no fórum será o consenso da maioria dos integrantes da administração.

Como solicitar análise:

As análises deverão ser solicitadas apenas por pilotos envolvidos no fato apontado. Solicitações em que o piloto solicitante não esteja envolvido serão ignoradas.

Para solicitar, o piloto deverá enviar uma MP (Mensagem Privada) ao usuário Eduardo, que é o responsável pela H2O e quem irá compilar todas as solicitações feitas e submeter aos outros dois responsáveis pela análise.

A solicitação, obrigatoriamente, deverá conter os seguintes dados:

- Nome do Solicitante:
- Etapa / Circuito:
- Tempo do Replay (canto inferior direito):
- Sessão (Quali, 1ª Bat ou 2ª Bat):
- Piloto(s) Infrator(es):
- Descrição breve do fato/infração:

As solicitações deverão ser enviadas em até 48 horas após o término da etapa.

As solicitações enviadas que não com os dados e dentro do padrão acima ou forem enviadas após o prazo de 48 horas, serão ignorados. Todas as solicitações analisadas serão publicadas no fórum da H2O, em tópico específico do campeonato.

PUNIÇÕES:

As penalizações normalmente cometidas estão listadas abaixo com a devida punição. Após cada pedido de análise, referindo-se a uma destas infrações, a diretoria decidirá se cabe a aplicação da punição. Lembrando sempre que há acidentes de corrida sem culpados e, portanto, sem punição alguma.

Punições Leves (2 pontos)

- Queimar linha do pit stop na saída.
- Chat durante evento (qualificação e/ou corrida).
- Pintura fora das regras estabelecidas.
- Nome do piloto fora do padrão estabelecido.

Punições Médias (5 pontos)

- Acidente por imprudência (sem danos ao oponente e nem perda de posição).
- Direção perigosa e/ou imprudente, sem necessariamente envolver-se em acidentes.
- Mais de uma mudança de linha para defender a posição.
- Retornar à pista de forma imprudente, sem acidentes.

Punições Graves (10 pontos)

- Retornar a pista de forma imprudente, causando acidente.
- Causar acidente em bandeira amarela.
- Atrapalhar (propositalmente) ou criar resistência em bandeira azul.
- Acidente por imprudência (danos leves ao oponente e perda de mais de uma posição).
- Uso de palavras agressivas ou ofensivas no chat, durante evento.
- Causar acidente em bandeira azul sem danificar ou causando danos leves ao oponente.

Desclassificação da Bateria

- Acidente por imprudência retirando oponente da prova.
- Danificar gravemente carro do oponente em bandeira azul.
- Não aplicar lastro previsto nas regras / classificação.
- Uso de atalho para pit e voltar a corrida.

Desclassificação da Etapa

- Desrespeito à direção de prova.
- Não realizar pit stop obrigatório.
- Uso de “ajuda” para conseguir tempo em qualificação, seja por empurrão ("bump"), por corte de caminho ou qualquer outros meios não permitido. Troca de vácuo é permitido.
- Desrespeitar a pessoa do piloto.

Desclassificação do Campeonato

- Acidente intencional ou deliberado.
- Desrespeitar à pessoa da direção de prova.

EVENTUALIDADES:

Lag Excessivo no Servidor

Através de votação entre os pilotos participantes DO DIA, será definido se a prova será ou não realizada. Caso a resposta seja negativa, essa prova ocorrerá na semana seguinte, não importando se será data comemorativa ou época de férias. Todos os pilotos que votarem em que a prova seja adiada terão conhecimento prévio desta situação.

Queda do Servidor Durante a Corrida

- Menos de 50%: Relargada começando do zero.

- Entre 50% e 75%: Computado metade da pontuação, considerando a volta anterior ao início de quedas dos pilotos

- Mais de 75%: Dá-se por encerrada com pontuação total seguindo a posição de cada na volta anterior ao início de quedas dos pilotos.
avatar
Eduardo


http://www.h2oms.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [BABY R] Regras do Campeonato

Mensagem por Eduardo em Qua Fev 11, 2015 2:08 pm

Regras revisadas. Texto sobre Análise Colaborativa de Ocorrências revisado. Tomem conhecimento.
avatar
Eduardo


http://www.h2oms.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum